sexta-feira, 11 de maio de 2012

A Nova Ditadura




retirado daqui

Com a globalização da economia sucedeu um fenómeno cujas consequências a generalidade das pessoas não percebeu e que estão a ser cuidadosamente escondidas.
Esse fenómeno é o seguinte: a economia transcendeu os poderes políticos, que permaneceram à escala local. A consequência é que se tornou impossível controlar os poderes económicos por via política. Ou seja, os representantes eleitos pelos cidadãos deixaram de ter poder na gestão da sociedade, que passou para os detentores do poder económico.
Nesta altura, alguns leitores dirão: lá vem a teoria da conspiração do costume! Eu também já pensei o mesmo quando alguns economistas alertaram para esta consequência da globalização como estava a ser feita. Mas os factos são cada vez mais claros porque em alguns sectores já nem vale a pena continuar a esconder o jogo, de tão óbvio.
É o caso do sector financeiro. O presidente do BCE, Mario Draghi declarou que o modelo social europeu está morto. Reparem: o presidente do BCE é que decide qual é modelo em que a sociedade se organiza, não são os políticos que elegemos. Claro que estas afirmações se suportam em argumentos aparentemente “lógicos”, como a associação do estado social ao desemprego – felizmente existem países como a Dinamarca, sem recursos próprios, sem dimensão, com um clima tramado, mas que, graças ao seu desenvolvidíssimo estado social, assegura o mais alto nível de vida aos seus cidadãos e tem o mais baixo desemprego da Europa (do mundo?).

Sim, dirão vocês, mas isso vai mudar, porque agora o Hollande ganhou as eleições em França e vai “passar um cartão vermelho” às políticas até agora seguidas que puseram o poder nas mãos dos financeiros, portanto, fora do controlo dos cidadãos. Aqui é que se enganam. Por melhores que sejam as intenções do Hollande, ele não pode fazer nada sozinho, precisa de ministros, secretários de estado, etc., não é verdade? Bem, mas toda essa gente vai receber o seguinte recadinho: “porta-te bem  e vais ter uma linda conta num offshore e um lugar num conselho de administração quando saíres do governo; ou porta-te mal e serás desacreditado na comunicação social e, quando saíres do Governo, terás de ir lavar escadas para sobreviver.”
Se vocês estivessem no lugar deles, o que fariam? É que as pessoas têm família, não é? Os heróis só o são porque não tiveram tempo para pensar antes de agir, quem pensa não se arma em herói porque a vida são dois dias, não é? E há que pensar também na família… não vamos condená-la à pobreza… ou pior (sei de um que se armou em reguila… o filho morreu…).
Duvidam que seja assim? Basta ver o percurso dos nossos ex-ministros... Foi para evitar estas situações que se criaram as pensões vitalícias para ex-políticos e imunidades parlamentares; ou pensavam que essas coisas foram criadas para os políticos se aboletarem? Não, foram criadas para garantir que os políticos se podiam dedicar ao nosso serviço. Houve quem abusasse; mas agora estão todos nas mãos do poder económico, o poder político está capturado e não é um líder isolado que pode mudar a situação.
Por isso, o Hollande, sozinho, não vai conseguir fazer nada a prazo.

A situação que se está a criar é a da Ditadura económica; nesta, as pessoas, passo a passo, pela mão de argumentos "lógicos", são conduzidas e levadas a aceitar uma situação de escravatura. A Humanidade parece girar num ciclo: ditadura económica, a que se segue uma ditadura militar, a que se segue uma democracia, a que se segue uma ditadura económica...De vez, em quando, este ciclo pára durante muito tempo - quando o poder militar se junta a um dos outros.
Mas não pensem que é só o poder financeiro que controla esta nossa bela sociedade. Há mais a caminho. 

(continua)

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom. Como achega, sabe que 80% dos actuais líderes europeus (os americanos são de outro grupo, os russos ainda de outro e os islamos de Allah ele mesmo)são familiares do Grupo Bilderberg, neste momento com fortes ligações à maçonaria de obediencia irregular? E isto não é tweoroa de conspiração, é a verdadinha pura e documentada.

Prof Honório

Joaquim Simões disse...

Alf:
Se a sua entrada no blogue foi boa, a continuação, como se esperaria, ainda é melhor.
Só uma nota: esse ciclo é o mesmo de que falava Platão na república ateniense, mas por outras palavras.
Um dia destes, tenciono também abordar o assunto, embora a propósito de um outro.
Abraço.