sábado, 28 de julho de 2012

Da cidadania incendiária e da revolução para totós



Foto retirada daqui


Aqui escreveu José Manuel Fernandes (via Blasfémias):


Anda por aí uma nova moda: devíamos ser como os espanhóis. Não no tikitaka futebolístico, mas na fúria das manifestações. Esta moda, que perpassa pela crónicas dos jornais e comentários das televisões, que influencia o tom dos noticiários e leva os saudosistas do PREC a suspirar, é apenas a versão estival da primaveril excitação com a Grécia, com os seus desacatos e com o seu Syriza. Há mesmo quem glorifique a “tradição de cidadania” dos espanhóis enquanto se enfurece com a suposta abulia dos portugueses.

Confesso que olho para Espanha (como antes olhei para a Grécia) e não consigo encontrar nela razões para esses entusiasmos. É “tradição de cidadania” uma greve de mineiros asturianos marcada por emboscadas em que homens mascarados disparavam morteiros improvisados contra os polícias que tentavam manter aberta uma auto-estrada? Será “tradição de cidadania” juntar-se à sua marcha em Madrid e provocar distúrbios de que resultaram dezenas de feridos, nenhum dos quais mineiro? Ou será antes que em Espanha se cruzam várias tendências muito perigosas – uma propensão para radicalizar posições, extremando campos, como se viu durante o Governo do PSOE e se vê agora com o Governo do PP; uma tradição política muito marcada pela violência, tanto à direita como à esquerda, uma violência que nunca deu descanso à democracia espanhola; uma realidade política inquinada pelas mentiras que se disseram durante a recente campanha eleitoral, que foi radicalmente diferente da nossa de há um ano atrás – e que nada é recomendável neste caldo de cultura? Que pensar, por exemplo, de um parlamento catalão que aprovou, nesta mesma semana em que a região autónoma se viu forçada a pedir um resgate ao governo central, uma proposta de soberania fiscal que terá como inevitável consequência diminuir as transferências dessa região, que é uma das mais ricas de Espanha, para as regiões mais pobres?



Foto retirada daqui


Há muita coisa onde nos inspirarmos em Espanha, mas não seguramente na sua forma extremada de fazer política. Sobretudo não é de copiar uma forma de gerir a crise que tem sido desastrosa, mistura de mentiras sobre a real dimensão dos problemas e bravatas sobre o orgulho espanhol. O triste espectáculo desta semana, com o Governo francês de Hollande e o italiano de Monti a tirarem o tapete ao seu parceiro espanhol, mostra até como já não é só em Berlim que o comportamento errático de Rajoy causa irritação e desespero.

O idílio de certos fazedores de opinião com tudo o que cheire a manifestação, idealmente desacato, está, de resto, a gerar um fenómeno que é mais uma construção mediática do que real: a multiplicação dos protestos e das vaias. Com excepção de duas ocorrências genuinamente espontâneas – a vaia ao Presidente da República em Guimarães depois das suas declarações sobre as pensões de reforma e a assobiadela a Miguel Relvas na abertura de uns jogos da CPLP -, a maior parte das manifestações de desagrado têm sido organizadas por sindicatos da CGTP, o mesmo é dizer pelas estruturas locais do PCP. Valem por isso o que valem: relativamente pouco. A não ser, claro, nas rádios e nas televisões, onde permitem sempre um bom “momento de reportagem”.




A vontade de transformar estes micro-eventos – que com o passar dos dias são cada vez mais não-notícias, por serem repetições do mesmo guião – em grandes acontecimentos decorre da enorme vontade em que se concretizem as múltiplas profecias sobre a “explosão social” que têm vindo a ser repetidas ao longo do último ano. Já se perdeu a conta às vezes que Mário Soares disse com ar sério que isto estava à beira da implosão, para não falar das previsões apocalípticas do bispo das Forças Armadas. Como nada ainda aconteceu, não há como fazer uma forcinha.




Até agora a maioria dos portugueses tem-se alheado destes protestos. Já várias vezes tentei explicar porquê, pois isso nada tem a ver com abulia ou défice de cidadania. Primeiro, muitos portugueses começaram por sentir na pele, mesmo antes do aumento do desemprego, mesmo antes da dieta do Estado, o custo dos excessos de consumo e de crédito. Perceberam em casa que teriam de mudar de hábitos quando o Estado ainda não tinha começado a fazê-lo. Depois, porque os portugueses votaram há pouco mais de um ano em partidos que prometeram cumprir o acordo com a troika, não nos que prometeram denunciá-lo ou renegociá-lo.

Tem sido deste crédito social e deste crédito político que tem vivido, em boa parte, o Governo de Passos Coelho. Mas as coisas podem estar a mudar, e não apenas porque há muita gente a querer ver os portugueses na rua.

Há duas regras em política que nunca devem ser esquecidas pelos governantes. A primeira foi formulada por Maquiavel: é melhor fazer todo o mal de uma só vez a fim de que, provado em menos tempo, pareça menos amargo. A segunda é atribuída a Salazar, mas muitos a poderiam ter postulado: em política, o que parece, é.

Passos Coelho tentou, reconheça-se, aplicar o melhor que pôde a primeira destas máximas. O OE de 2012 prova-o bem. Quando foi discutido não faltaram comentários, sobretudo à esquerda, sobre “as folgas” que este incluiria, e que seriam malfeitorias desnecessárias. Hoje, pela conjugação de vários factores – as dificuldades da execução orçamental, o acórdão do Tribunal Constitucional, a situação em Espanha e na Grécia -, parecemos estar face a uma situação em que novas dores terão de ser anunciadas. Ao contrário do que sucedeu até aqui, em que houve compreensão para aceitar percorrer um caminho tão difícil, novas medidas de austeridade – como novos impostos – serão muito mais difíceis de aceitar do que as do passado. E o pior é que o tempo gasto na concretização de algumas reformas – como a reorganização da rede hospitalar ou a extinção de tribunais – já foi demasiado, pelo que as resistências estão a enquistar. O terreno está hoje muito mais minado do que há alguns meses, e de pouco parece valer acenar com estudos: a lógica das reacções políticas é de que tudo são “cortes cegos”, mesmo quando são cortes racionais e necessários.



Foto retirada daqui


Mais complexa ainda é a falta de atenção que este Governo tem tido com os detalhes, com a necessidade de um rigor intransigente. Por exemplo: nunca um governo nomeou tão poucos boys, nunca houve tão drásticas alterações na forma de escolher quem é nomeado, mas mesmo assim cada erro cometido – e foram vários, inúteis e alguns deles graves – polarizou sempre todas as atenções. Já o escrevi várias vezes, repito-o agora: cada disparate desses custa mais em reputação que muitas das medidas duras e impopulares. Ao mesmo tempo, os múltiplos casos Relvas enfraqueceram mais o Governo do que o acórdão do Constitucional. E os atrasos no combate às rendas – mesmo admitindo-se que quem os critica, especialmente o PS, foi quem criou os regimes que agora se procura desmontar – minam qualquer tentativa de aumentar a contribuição dos cidadãos vulgares e pagantes de impostos. Há uma percepção de injustiça que é politicamente explosiva.



Imagem retirada daqui


O meu desejo para Agosto não é por isso que os portugueses exercitem os músculos para se tornarem mais espanhóis, antes que o Governo e o principal partido da oposição sejam capazes de perceber que as angústias crescentes de muitos cidadãos obrigam a mais cuidado, e a menos demagogia, na acção política. A maioria deve recordar-se que não basta ter razão e agir com boa vontade reformista, que tem de ouvir mais e falar mais, e o PS lembrar-se que tem de ser parte da solução também nos temas difíceis, como na definição da rede hospitalar ou de tribunais.

Ao contrário do que muitos dizem, o país não precisa de nenhuma “grande visão”, mas necessita de uma luz ao fundo do túnel.

4 comentários:

Anónimo disse...

José Simões tem toda a razão. O seu artigo é correcto, mas não politicamente correcto, antes lúcido e frontal. Não devemos esquecer que o esquerdismo, seja ele de tendencia comunista ou cripto-fascista, manobra sempre no que tem mais experiencia, a agitação e propaganda que como diziam os seus mentores Estaline e Goebbels, são a razão da futura vitória que almejam. Usam não só a técnica do martelo, como se chama à incessante referencia a ideias-base (a mnaldade intrinseca do governo e dos partidos que o apoiam) como a mentira e a distorção hábil de factos (o Relvas ser pior que o Sócrates. Ou este governo, porque aplica as reformas, ser o que está a prejudicar o país, e não o do burlesco "Pinóquio", que a causou).
Por isso é que o governo actual devia ter cuidado, não ser ingénuo como de facto é e responder taco-a-taco a fantoches como Soares, que agora aposta na vinda a Portugal dum sr. Reiman, justificador do Islão na Holanda e que se esforça por dar Wilders como fascista, porque não quer as sopas, ou dum caricatural Torgal, ou em gente como Bernardino ou Louçã. Todos que apostam no quanto pior melhor, gentinha que está desejando que o país de facto se afunde, para tentarem reinar sobre as ruinas.

Simão Bargado

Joaquim Simões disse...

Caro Simão Bargado:

Uma correcção: artigo é de José Manuel Fernandes, ex-director do Público e foi publicado neste mesmo jornal.
Quanto ao resto, estou de acordo consigo.

alf disse...

O problema é que este governo ainda não fez reformas nenhumas, que foi exactamente para isso que foi eleito, que prometeu.

Na verdade, quem fez todas as reformas foi o governo anterior - no SS, na administração pública, hoje algo completamente diferente do que era há meia duzia de anos, introduzindo critérios de mérito, avaliações obrigatórias e consequentes do mérito, reduzindo os funcionários públicos, colocando terminais de ponto nos serviços, reduzindo as empresas instituições etc dependentes do Estado de 500 para 300 (este governo marcou o objectivo de reduzir estas 300 para 200 mas, que eu saiba, ainda não reduziu nem uma). Acabou com so autarcas dinossaurios, regalias excessivas dos deputados, as pensões do BP, as acumulações de pensões. Não conseguiu ganhar a guerra com os médicos nem com os juízes e só parcialmente com os professores. Ou seja, os interesses instalados foram mais fortes. Mas fez um número infindável de reformas profundas. O que contrasta brutalmente com a acção deste governo, que parece apenas a revolta dos interesses instalado e por isso empenhado numa única coisa, dizer mal do Sócrates - nenhuma ideia criativa para além dessa, a não ser a do "empobrecimento" dos outros, ou seja, nós.

Mas é como diz o Maquiavel - nada como aplicar o mal todo de uma vez. O próximo ano deve ser de baba e ranho mas talvez se comece a tornar claro o tremendo estoiro que vai assolar a europa a tempo de percebermos que este barco não nos serve.

Joaquim Simões disse...

Alf:

Como sabe, embora concordemos em muitos outros pontos, neste não. Lembro-me de nos termos encontrado a beberricar um cafezito para aí a meio do segundo ano do primeiro governo de Sócrates e de me ter dito que, no caso da Educação, os professores não teriam que ter medo da ministra. Respondi-lhe que sob a capa da reforma e da inovação se escondia algo de muito mais irracional e perverso, que unicamente pretendia instalar uma nova rede de interesses e de clientelas, sem qualquer relação com a educação em si. O resultado, afirmei-o no Portugal e outras touradas e reafirmo-o aqui, foi uma catástrofe cujas consequências persistirão por décadas, um verdadeiro crime de lesa-pátria. Condenáveis à mesma escala, os interesses dos sindicatos foram-lhe fazendo frente. A realidade é paradoxal.
Insisto: o governo de Sócrates não fez qualquer reforma em nenhum dos sectores, ajudou a montar, a estruturar e a firmar uma rede de interesses emergentes de natureza mais sistemática e secretista do que a do velho circo saloio do PSD. Uma rede sinistra, assente no chamado "centrão".
O actual, ao contrário do que afirma, tem procurado fazer, embora apertado por todos os lados, algumas reformas que, não parecendo decisivas, o são de facto. Se, por exemplo, for ao blogue Tetraplégicos, cujo responsável, o meu querido amigo Eduardo, organizou a maior manifestação de cidadãos deficientes vista até hoje em Lisboa logo no primeiro mês de vigência do governo de Passos Coelho, verificará que não só alguma coisa mexe ao nível da assistência como ele descreve o actual Secretário de Estado como o primeiro que encontra realmente informado e conhecedor dos problemas e das situações, atento aos interlocutores, educado e afável - as características exactamente opostas aos homólogos socráticos. Parece, aliás, que tal é característico dos socialistas - pergunte às associações de deficientes o que acharam do Sebastião da esquerda do PS, o dr. Ferro Rodrigues, quando ele foi ministro... Já agora, sabe que foi o actual ministro quem terminou com a iníqua lei que fazia depender da aprovação dos condóminos a existência de uma simples rampa que não fosse de madeira para possibilitar o acesso de cadeiras de rodas a um edifício? Tão preocupados com as grandes obras e, afinal, tão distraídos com os "pequenos pormenores" que ainda lhes poderiam tirar votos... Não sei quantos votos estes perderão, mas deram nova vida a, pelo menos, três pessoas dos meus arredores, praticamente presos em andares por questões estéticas dos vizinhos.
Para terminar, e ainda falando de cidadãos deficientes, lembro-lhe mais esta: os "erros informáticos" que levaram à demissão de David Justino da pasta da Educação do governo de Durão Barroso (em cuja equipa se encontrava o actual ministro a trabalhar numa reforma do ensino que Maria de Lurdes Rodrigues y sus muchachos mandaram integralmente integralmente para o lixo assim que lá entraram - acho que também havia uma editora que não gostava dessa reforma) repetiram-se, por estranha coincidência há uns dias. Quem lhe sucedeu, Maria do Carmo Seabra, nomeada pelo CDS, fez um trabalho notável de reorganização dos concursos, que, pela primeira vez, decorreram regularmente; e foi também a responsável pela primeira lei racional e justa para professores que tivessem mais de 60% de incapacidade física. Maria de Lurdes Rodrigues não apenas nunca reconheceu o trabalho da sua antecessora, como, de acordo com os sindicatos, revogou parcialmente a lei logo que entrou.
E para terminar, sabe que uma das grandes aberrações surrealistas deste país, a tabela de incapacidades, vai finalmente ser revista em moldes reais, com critérios científicos e adequados às diferentes situações? Pois é, os pormenores...
É que, como dizia não me recordo agora quem, não é nas montanhas que tropeçamos mas nas pedras.
Abraço.