quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Do fundo dos tempos: "Palestina"?


5 comentários:

José Gonsalo disse...

Muito bom!

alf disse...

falacioso, como são sempre os argumentos dos israelitos, não podem ser doutra maneira

a palestina era um território habitado por árabes e sob administração britânica; os judeus resolveram, ou alguém resolveu por eles, que iriam ocupar esse território. Começaram por expulsar os ingleses praticando terrorismo em massa - foram eles os inventores do terrorismo moderno. A seguir, expulsaram os árabes de suas casas e acantonaram-nos no deserto. Coisa que continuam a fazer ainda hoje nas pequenas zonas onde ainda há árabes. E vão fazendo colonatos nas zonas que se acordou internacionalmente serem para os árabes.

Esta argumentação aplica-se a qq zona do planeta que tenha estado colonizada; era aliás o que se dizia em relação às colónias portuguesas. Amigo Graça, muito básico este post, eu até só comento agora porque agora já ninguém vem ver a resposta (a não ser você, presumo)

Manuel Graça disse...

Caro Alf,

Quem expulsou os árabes foram outros árabes, não os judeus. Quando os árabes invadiram Israel em massa, avisaram todos os árabes que lá moravam que ou saiam previamente do território para lhes permitir dizimar os judeus sem contemplações ou, se lá permanecessem, seriam considerado traidores e abatidos como judeus.

Houve árabes que saíram e acabaram ficando pendurados e houve os que ficaram e gozam hoje viver na única democracia onde árabes elegem os seus representantes.

Israel só permitiu o retorno de árabes fugidos a pedido de outros árabes mediante a aceitação explícita (em papel) da renúncia à violência. Uns quantos aceitaram e voltaram a Israel, outros não. Os que não aceitaram continuam com o Hamas ou a Fatah dentro de casa.

Já agora, sempre houve judeus por aquelas paragens e que nunca de lá saíram.

Manuel Graça disse...

Caro Alf,

Tem aqui uma loooonga conversa entre (entre outros) o Carlos Vidal, de um conhecido blog fascista e o Tribunus, do Fiel Inimigo.

http://www.scribd.com/doc/115378530/Palestinianos

Joaquim Simões disse...

Alf:

"a palestina era um território habitado por árabes e sob administração britânica; os judeus resolveram, ou alguém resolveu por eles, que iriam ocupar esse território."

O que afirma reforça exactamente o que lhe disse anteriormente: que leia o livro que lhe referi. Não é preciso mais.
É que o que diz é de uma total inexactidão histórica e a partir de chavões que, infeliz e não inocentemente, se foram firmando como verdades. E é neles, por serem básicos e de fácil aceitação, que se firmam quer a esquerda quer a direita políticas.